MONTE PADRÃO
SÍTIO
PATRIMÓNIO NATURAL
PATRIMÓNIO CULTURAL
FOTOGRAFIAS
INFORMAÇÃO ADICIONAL




SÍTIO

O Monte Padrão localizado na Freguesia de Monte Córdova, em Santo Tirso, integra a cadeia montanhosa de Monte Córdova. O sítio engloba um Castro e a Capela de Nosso Senhor do Padrão (1738) com um cruzeiro no seu adro.
Estendendo-se desde o topo, a 413 metros de altitude registados por marco geodésico, até à base onde se encontra a capela de Nosso Senhor do Padrão datada do século XVIII, encontra-se o Castro do Monte Padrão, classificado como Monumento Nacional desde 1910.
O Castro encontra-se num espaço de clareira com vestígios de um povoado fortificado, do final da Idade do Bronze, edificado ao longo do século IX a. C., e ocupado ainda durante a Idade Média. Daqui avista-se o mar, a bacia do Leça e do Ave, o Monte e Basílica da Senhora da Assunção.
Em 1986, a Câmara Municipal deu início a um conjunto de ações com o propósito de promover a protecção, estudo e valorização da estação arqueológica onde de momento se testemunha a regeneração natural do sobreiro. Nas encostas do Monte predomina o eucalipto e o pinheiro, no entanto, na envolvente da capela, sobre os afloramentos graníticos, crescem matos rasteiros.
Em 2008, a Câmara Municipal de Santo Tirso inaugurou o Centro Interpretativo de Monte Padrão. Existe um percurso da natureza da Câmara Municipal de Santo Tirso que percorre este sítio: PR 2ST – "Padrão", para o Monte Padrão (com dificuldade média, numa duração de 3 a 4 horas, ligando Capela de St António – Senhor do Padrão – Santa Cristina – Monte Padrão). O sítio é também servido pelo percurso pedestre PR 1ST – Histórico Pré-Industrial, que passa no Carvalhal de Valinhas e liga a outros percursos pedestres.